+244 937700401 / +244 993010075
Brasil: 83 98888.5918

CEDUC › História

A ONG ATOS obteve o reconhecimento social das autoridades regionais da educação, e decidiu estender a iniciativa educacional para crianças através do Ensino Primário, oferecendo bolsas de estudos parciais e integrais.


O IDEALIZADOR

O CEDUC é um sonho que nasceu no coração do jovem brasileiro Itamar Vieira.

Quando adolescente, sua família era carente e não tinha condições de oferecer uma boa escola. Uma escola técnica holandesa na sua cidade desenvolvia um projeto social que realizava um concurso de bolsas de estudos para jovens carentes, e ele conquistou uma das bolsas oferecidas. A escola técnica era uma das melhores da região e a ela concorriam os filhos de famílias ricas. Os preços altos dos cursos tornavam inviável o acesso dos mais carentes, como Itamar, que teve a oportunidade de usufruir de uma educação de qualidade, a mesma que um jovem em boas condições financeiras usufruía.

Como fruto desta oportunidade, o jovem Itamar progrediu social e profissionalmente, e desde então, nunca esqueceu a importância de projetos sociais semelhantes, que abrem novos horizontes para crianças carentes. Mais do que isso, propôs no coração investir tempo e bens na elaboração de projetos que alcancem os mais necessitados.

Na escola técnica, Itamar conheceu Mandela Barros, um aluno angolano. Desta amizade resultou a mudança de Itamar para Angola a fim de assumir um posto profissional relevante. Já em Angola, Itamar elaborou e desenvolveu seu projeto social oferecendo cursos profissionalizantes para jovens do ensino secundário. A ONG ATOS foi organizada, e centenas de jovens foram favorecidos pelos cursos.

Tendo o trabalho da ONG ATOS obtido o reconhecimento social das autoridades regionais da educação e instituições privadas, surgiu a oportunidade de estender a iniciativa educacional para crianças através do ensino primário numa região de imensa necessidade escolar, o bairro do Zango em Viana / Luanda.

No Zango, o braço social da empresa ODEBRECHT e os apoiadores da ONG KAMBAS DO BEM, investiram na construção do prédio que hoje é o CEDUC e ajudaram a tornar realidade o sonho do jovem Itamar.


EQUIPE DE QUALIDADE

Inez Martins e Joubert de Oliveira – Directores de uma das melhores escolas do Brasil em Educação por Princípios. Conheceram o projecto do CEDUC, e comovidos pela necessidade das crianças angolanas, decidiram vir a Angola para gerir o projecto.

Rubens Cartaxo – Director de escolas no Brasil durante mais de 30 anos. Actualmente, é um dos melhores formadores do Brasil em Educação por Princípios. Rubens passou um mês ministrando treinamentos aos professores do CEDUC e supervisionando o início das actividades da escola.